Faustino Antunes

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

LARANJAS, ABACAXIS E PEPINOS


FICHA LIMPA/FICHA SUJA – LARANJAS ABACAXIS E PEPINOS

Uma verdade é inquestionável: o brasileiro não acredita mais nos seus políticos. E ultimamente o que assistimos pela televisão parece comprovar o que a maioria pensa e comenta nas rodinhas de discussões: chegamos a um ponto tão crítico que não há mais o que possa ser feito para mudar essa realidade. Tornamos-nos niilistas com relação á política e acabou-se!

Tempos atrás, a Igreja Católica e diversos setores da sociedade se mobilizaram para forçar a criação de uma lei que impedisse a candidatura de pessoas com problemas com a justiça. Depois de muita conversa e muita discussão, finalmente foi aprovada a lei conhecida como a lei da ficha-limpa. Era uma maneira de fazer o eleitor votar em pessoas que, pelo menos até então, não tivessem pendências comprovadas que comprometessem o seu futuro como representantes do povo nos cargos políticos. Infelizmente, foi preciso uma lei ser promulgada para que nós, que nos consideramos o povo mais esperto do mundo, tivéssemos juízo na hora de tomar a seria decisão de escolher entre os bons e os maus. Falta em nós, eleitores brasileiros, uma pequena peça que possa nos fazer diferenciar o que é bom do que é ruim!

Mas, finalmente a lei aí está! E o que aconteceu com os políticos enquadrados pela novidade? Você já viu algum presidiário ser culpado por alguma coisa? Entreviste toda a população carcerária do Brasil e conclua que noventa por cento deles são inocentes! Estão ali por erro judiciário ou por algum tipo de perseguição. Culpados, nunca!

Os ficha-suja espernearam. A justiça não podia assim, de uma hora para outra, tirar as mordomias e vantagens que os cargos proporcionavam. Como sustentar a família, os cabos eleitorais, as amantes e tudo mais sem a mamata que o povo, eleição após eleição, lhes proporcionava, á custa de mimos, afagos e presentes? Como exercer o privilégio de manipular a ignorância do povo? A regalia de possuir nas mãos o poder de fazer um pouco para os vassalos e muito para o próprio bolso?

Idéias mirabolantes tomaram conta da mente desses déspotas. Como driblar a lei? Sim, porque existem brechas em todas as leis e de uma maneira ou de outra é possível contornar o obstáculo! Como continuar com a operação de surrupiar o erário e ludibriar o povo, sem esfolar a lei? A reposta veio da horta: laranjas.

Essas deliciosas e saudáveis frutas emprestaram o nome á uma das mais condenáveis, censuráveis e reprováveis práticas: a substituição do sujo pelo mais ou menos lavado, de maneira que a sujeira fosse empurrada goela abaixo dos cidadãos menos alertas. No fim, se o povo se deixa levar pela lábia, o ficha suja comanda do jeito que quer e sabe e o laranja entra com a assinatura. E o povo fica com os pepinos e abacaxis!

Poderia terminar dizendo que isto é Brasil e brasileiro não tem jeito. Mas não é bem assim! Uma pequena luz começa a brilhar na escuridão da ignorância e podemos acreditar que futuramente as pessoas possam sentir prazer em participar da política. Da verdadeira política que pensa no bem coletivo e não em vantagens pessoais. Não sou pessimista e acredito que as próximas gerações encontrarão um cenário menos negativo.

Afinal, mais de um milhão de pessoas imprimiram sua esperança no abaixo-assinado que ajudou a criar a lei. É muita força unida e dá pra acreditar em mudanças!

Faustino Ferreira Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário