Faustino Antunes

quarta-feira, 14 de julho de 2010

FICHA LIMPA - VOTO LIMPO

Estamos em ano de eleições. Dentro de alguns meses os brasileiros elegerão os políticos que nos governarão pelos próximos anos nas esferas federais e estaduais. As campanhas já estão nas ruas e a maioria dos candidatos já são velhos conhecidos nossos. Este ano, graças a Deus, temos a novidade da lei que impede que candidatos que tenham a chamada ficha suja sejam candidatos. É uma lei, de iniciativa popular, amplamente apoiada pela Igreja Católica, que tenta moralizar um pouco o nosso sistema político, repleto de escândalos e evidencias que nos mostram o descontrole a que chegamos.
Sabemos que muitos políticos, mesmo portadores de ficha suja, conseguirão se candidatar, usando para isso as brechas que a lei oferece. Sabemos que muitos outros, mesmo não condenados, deveriam se-lo, por nós eleitores, na hora do voto, porque conhecemos a sua falta de seriedade na administração da coisa publica.
Nós brasileiros somos acostumados a reclamar constantemente da situação do país, da roubalheira dos políticos, da falta de ética e moral do nosso povo, fazendo inclusive piadinhas a esse respeito. Mas não nos conscientizamos que a situação atual pode e deve ser mudada e isso depende da nossa atuação no dia das eleições. Precisamos conhecer o político que irá receber o nosso voto, saber do seu passado, sua atuação junto á comunidade e sua capacidade administrativa. E principalmente, não nos deixar levar por propaganda enganosa, pela compra de votos e pela conversa fiada da maioria dos candidatos. Sei que isso não é fácil, mas com um pouco de jeito, conversando aqui e ali, analisando as informações, chegaremos ao nosso representante. Nunca podemos nos esquecer do seguinte: estou elegendo o administrador do meu dinheiro, que foi arrecadado em impostos e que devera ser revertido em meu beneficio, através de obras do governo. Se esse candidato me oferecer alguma vantagem particular, com certeza oferecerá também a outros e para cumprir as suas promessas, terá que participar de atos ilícitos.
Voto consciente. Quero para meus filhos e netos, um país diferente do que eu tenho hoje. Preciso fazer a minha parte, e conscientizar os outros para que façam o mesmo. Uma gotinha de água pode não apagar um incêndio, mas, se todos seguirem o exemplo...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. " Se esse candidato me oferecer alguma vantagem particular, com certeza oferecerá também a outros e para cumprir as suas promessas, terá que participar de atos ilícitos. "

    É exatamente isso ... vota-se acreditando em receber alguma vantagem pessoal e depois de eleitos, grande parte desses "políticos" simplesmente viram as costas, até pq cumprir todas as promessas particulares de cargos públicos ou benefícios seria legalmente impossível.

    Parabéns pelo Blog Purtuga !!

    ResponderExcluir