Faustino Antunes

segunda-feira, 5 de julho de 2010

QUATRO DE JULHO - INDEPENDENCIA AMERICANA

Ontem, quatro de julho os americanos comemoraram o aniversário da sua independência. O fato, acontecido no século dezoito, difere muito na independência do Brasil e sobre a nossa independência voltaremos a falar, provavelmente em setembro.
Sabemos que os Estados Unidos eram uma colonia inglesa, ou melhor, eram treze colonias inglesas no seculo dezoito. Na época a Inglaterra era comandada pelo rei George III e por conta de uma recente guerra com a França (guerra dos sete anos)precisava recuperar o capital gasto nessa guerra. Que fez o país da Sua Magestade? Aumentou os impostos e taxas cobradas das suas colonias, o que revoltou muito os norte americanos. Numa das revoltas, conhecida como a Festa do Chá, o povo das colonias invadiram os navios inglese ancorados no porto e jogaram toda a carga de chá no mar.
Os americanos do norte começaram a tentar se libertar da dominação inglesa e em 1776 Thomas Jefferson redigiu a Declaração da Independencia dos Estados Unidos da America.
Claro que a poderosa Inglaterra não ia entregar de mão beijada a sua mais rica colonia e até 1783 inglese e americanos se bateram na guerra. Venceram é claro os Estados Unidos, com o apoio da França e da Espanha.
A Constituição dos Estados Unidos de 1787, de caracteristicas iluministas (futuramente também falaremos do iluminismo)garantia a propriedade privada, defendia os direitos individuais do cidadão mantinha a escravidão e optou pelo sistema de Republica Federativa.
Essa luta americana foi um marco na crise do antigo regime, e alguns defendem que teve influencias na Revolução Francesa.
Parabens aos estadunidenses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário