Faustino Antunes

sábado, 3 de julho de 2010

UM POUCO MAIS DA HOLANDA

Os Países Baixos(Nederland)são assim chamados porque contam com vinte e sete por cento de sua área e sessenta por cento de sua população situados abaixo do nivel do mar. Esses países são conhecidos no mundo como Holanda (a própria que nos mandou pra casa na copa da Africa do Sul). Por conta dessa geografia, os holandeses tiveram que conquistar as suas terras do mar, por isso a construção dos diques.
País muito diferente esse! Quando ouvimos falar em moinhos de vento, tulipas e tamancos, com certeza vamos ouvir alguma coisa sobre a Holanda! É um país de politica liberal, uma das economias capitalistas mais liberais do mundo!E suas leis costumam ser muito polemicas tambem, principalmente no que diz respeito á homossexualidade, drogas, prostituição, eutanasia e aborto.
Mas da Holanda atual, já sabemos alguma coisa (inclusive dos dois a um na nossa seleção).Vamos agora tentar saber o que eles vieram xeretar aqui no Brasil por volta do seculo XVII.
A primeira expedição holandesa bateu nos nossos costados por volta de 1621, não sendo lá muito bem sucedida. A segunda, em Pernambuco em 1630, teve mais exito.
Mas o que queriam esses camaradas, para vir de tão longe? Facil! queriam adoçar as suas vidas com o nosso açucar, artigo de luxo na Europa naquela epoca!
Grande potencia maritima, haviam desenvolvido a fragata, navio de guerra muito eficiente e não tiveram grandes dificuldades para aqui se estabelecer.
Animados com a nova terra conquistada, mandaram para cá o Conde Mauricio de Nassau, com um séquito de pintores, arquitetos, escritores, naturistas, médicos, astrologos e coisas assim. Naquela época já tinham grandes especialistas, assim como tem hoje grandes jogadores de futebol (nem me lembra do dois a um!).
Mas resumindo a ópera, ficaram alí pela área de Pernambuco até por volta de 1654. Nesse tempo, investiram bastante na cidade de Recife, que estava sendo planejada para ser a primeira capital do Brasil. Aproximaram-se também dos proprietários dos grandes engenhos, no seu interesse pelo açucar.
Taí! Já faz tempo que esse povo de tamancos está nos provocando. Foram mandados embora do Brasil e de revanche, nos mandaram embora da Africa do Sul!
Chupa essa laranja, Dunga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário