Faustino Antunes

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

LEMBRANÇAS


A VELHA SERRARIA


No caminho da escola, havia uma velha serraria. A serraria do Bravim era um ponto de referencia e também o nosso relógio. Manoel Tavares, o foguista oficial acordava muito cedo para botar fogo na caldeira que fazia funcionar todas as maquinas. Apitava ás sete horas da manhã, e era hora de tomar café, juntar a mochilinha de brim e partir para a escola. Às dez horas, apitava de novo e os trabalhadores rurais da redondeza botavam suas enxadas nas costas e era hora do almoço. Às seis horas da tarde, um ultimo apito e era hora de voltar para casa para o banho no chuveiro de carretilha com a água esquentada na chaleira, a janta e o merecido sono no colchão de palha. Extraordinariamente na passagem de ano, a caldeira da serraria ficava acesa até á meia noite para o apito do Ano Novo, na companhia do foguetório tradicional.
Era um lugar mágico. Ficava horas admirando a enorme serra subindo e descendo movida por pesadas correias, abrindo ao meio grandes toras. Madeiras de lei, abundantes naquela época, como canafistulas, cedros, jequitibás, a insubstituível peroba rosa e outras, eram em pouco tempo divididas depois pela serra circular em vigas, caibros e tabuas entre o barulho ensurdecedor das serras, gritos de funcionários e a serragem poeirenta que cobria tudo. Do lado de fora, na beira da estrada era o deposito de toras, onde infalivelmente na volta da escola, pulávamos de uma na outra, ou às vezes nos escondíamos para assustar os colegas que haviam ficado para traz.
Quando mais tarde aprendi sobre a revolução industrial, recordei imediatamente da velha serraria do Bravim, que no meu imaginário era o que de maior havia na transformação de matéria prima bruta, em produtos beneficiados. Afinal, aquela fabrica, movida pelos seus próprios resíduos, transformava toras primitivas em bonitas e confortáveis casas.

2 comentários:

  1. Essa serraria não era a da família do português não né ??

    ResponderExcluir
  2. Não, a serraria do portugues, de quando me lembro por gente, já não funcionava mais. Servia apenas para as crianças bricar, principalmente no trolinho de trilhos

    ResponderExcluir