Faustino Antunes

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

TECNOLOGIA X CONSUMISMO


TECNOLOGIA


Se você tem mais de cinqüenta anos como eu, com certeza deve ter alguma dificuldade em assimilar essa enxurrada de modernidades que são despejadas sobre nós a todo o momento. Tudo é descartável! Os produtos lançados hoje no mercado serão obsoletos amanhã e a mídia nos força a consumir de forma desenfreada. A maioria das pessoas não se dá conta de que faz parte de estratégias criadas para nos convencer a consumir cada vez mais. Somos constantemente bombardeados por propagandas que nos incitam a comprar o que não precisamos. E o mais incrível: essa mesma mídia nos convence de que temos liberdade de escolha ao mesmo tempo em que nos força a comprar o que ela quer.
No inicio do século XIX o alemão Herbert Marcuse já alertava para o desenvolvimento descontrolado da tecnologia e criticava a modernidade por ela ter falhado ao prometer a felicidade que não possuía. Questionava se as nossas necessidades são reais ou apenas desejos que queremos realizar para satisfazer as convenções sociais. Será que temos necessidade de trocar o nosso carro, celular, moveis ou o que seja, ou fazemos isso para mostrar que somos antenados e acompanhamos a onda?
Como vemos, os questionamentos de Marcuse saltaram de século e de milênio, mas continuam atuais. Com o agravante de que hoje a tecnologia galopa velozmente e estamos tendo um grande trabalho para acompanhá-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário